Acesso a Informação

Em atendimento a norma ABNT NBR ISO/IEC 17065, norma pela qual contém em seu escopo os requisitos para competência, operação consistente e imparcialidade dos organismos e certificação de produtos, processos e serviços, a IDEAL OCP disponibiliza, de maneira transparente, algumas informações pertinentes ao seu esquema de certificação.

Quais são os modelos de certificação que a IDEAL opera

Os modelos de certificação que a IDEAL OCP opera são os mencionados nas portarias vigentes dos escopos/objetos de certificação na qual a IDEAL é acreditada, disponível na aba “Escopo de atuação”.

Como saber se meu produto é passível de certificação?

Hoje a IDEAL OCP trabalha com os escopos compulsórios sendo Brinquedos, Móveis escolares, Artigos Escolares, Colchões de Mola, Colchões e colchonetes de espuma e Móveis Corporativos.

Agora, caso seu ramo de negócio seja diferente dos acreditados pela IDEAL OCP, você poderá realizar uma pesquisa através do site do INMETRO (CGCRE), acessando os links abaixo, e descobrir se o seu produto é passível de certificação abrangidos pelo programa de avaliação da conformidade compulsória ou voluntária.

Produtos com Certificação Voluntária: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/voluntarios.asp

Produtos com Certificação Compulsória: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp

Quais as vantagens de realizar uma certificação de produto
  • Promover o comprometimento com a qualidade;
  • Medir a melhoria continua do desenvolvimento do negócio;
  • Assegurar eficiência e eficácia do produto;
  • Introduzir novos produtos e marcas no mercado;
  • Reduzir perdas no processo produtivo e melhorar a sua gestão;
  • Diminuir controles e avaliações por parte dos clientes;
  • Fazer frente à concorrência desleal;
  • Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes;
  • Assegurar que o produto atende às normas
Recebi o meu certificado de conformidade, e agora?

Após a conclusão e emissão do certificado de conformidade recebido pela IDEAL OCP, o Cliente, caso o seu escopo objeto de certificação é aplicado a tarefa de Registro de Objeto, deverá acessar ao portal https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-objeto e seguir todas as informações disponíveis para obtenção do registro e posterior inserir o selo da conformidade disponibilizado pela IDEAL OCP no produto, ou seja, a autorização para o uso do Selo de Identificação da Conformidade e a comercialização do produto está condicionado à obtenção do Registro de Objeto.

Nos demais casos a autorização é concedida quando o produto está em conformidade com os critérios estabelecidos nos Requisitos de avaliação da conformidade específico do objeto (produto), sendo dispensado o Registro pelo Inmetro.

A autorização, tanto para produto passível de registro ou não, terá sua validade vinculada à validade da certificação e na condição de não suspenso ou cancelado.

O cliente deverá seguir as regras para o uso do selo da conformidade e marca IDEAL OCP.

Como saber se meu produto é aplicado de registro de objeto

A relação dos produtos passíveis de Registros de objeto está disponível em https://registro.inmetro.gov.br/

Como reduzir ou extender o meu escopo certificado

A IDEAL OCP realiza a redução do escopo de certificação para excluir as partes que não atendam aos requisitos, por falha persistente ou solicitação do cliente. Para redução ou extensão de um escopo da certificação, a IDEAL OCP realiza as modificações necessárias nos documentos formais de certificação, informações públicas e informa o cliente para realizar as modificações pertinentes ao uso do selo da conformidade e material publicitário conforme condições contratuais, caso necessário.

Quando meu certificado pode ser suspenso ou cancelado

O Certificado pode ser suspenso, por um período determinado, nos seguintes casos:

  • Se a auditoria e/ou ensaios mostrarem não-conformidades reincidentes, no produto ou no Sistema de gestão da qualidade;
  • Se o produto certificado for posteriormente identificado como inapropriados para uso;
  • Uso abusivo do Certificado ou do Selo da Conformidade;
  • Acordo entre o detentor do Certificado e a IDEAL OCP para um período de não produção, ou por outras razões.

O Certificado pode ser cancelado nos seguintes casos:

  • Se o cliente não desejar prorrogá-lo;
  • Se as normas aplicáveis forem revisadas e a empresa não quiser ou não puder assegurar conformidade aos novos requisitos;
  • Se o cliente fizer alguma modificação no produto, autorizado pela IDEAL OCP, e consequentemente apresentar nova solicitação;
  • Se a IDEAL OCP ou o Cliente constatar alguma irregularidade nos termos do Certificado;
  • Se o Cliente reincidir nas não-conformidades apontadas pelas auditorias;
  • Se o Cliente solicitar o cancelamento da certificação
Quando pode ocorrer a recusa da certificação

A recusa da Certificação pode ocorrer quando:

  • O formulário de solicitação para certificação não esteja instruído com todas as informações obrigatórias solicitadas;
  • Se evidenciado que as informações transmitidas pelo solicitante podem ser consideradas falsas/enganosas;
  • Quando o solicitante da certificação não consegue fornecer as documentações requeridas pelas IDEAL OCP.
Como a IDEAL OCP obtem sua sustentação financeira

Sustentação financeira da IDEAL OCP é proveniente das remunerações advindas da realização de avaliações de conformidade de produtos de seus clientes.

A estrutura financeira da IDEAL OCP é essencial para embasar tomadas de decisões a respeito do futuro da empresa e, por conta disso, torna-se indispensável que a Alta Direção esteja preparada para gerir todas as informações financeiras, a fim de traçar estratégias que visam ao crescimento sustentável da empresa no curto, médio e longo prazo.

As informações gerais sobre valores da prestação de serviço, custos adicionais, multas, taxas cobradas aos solicitantes e aos clientes são mencionadas nas propostas comerciais.

Diretos e deveres dos solicitantes e clientes

Todos o cliente tem o direito a receber um tratamento digno, respeitoso e justo por parte dos nossos colaboradores, devendo ser respeitado os seus desejos e opiniões, críticas e elogios, receber um serviço baseado na competência, eficiência, empatia e qualidade dos nossos colaboradores, direto à privacidade/confidencialidade de seus dados, imagens e outras informações a eles referentes.

Os direitos e deveres dos solicitantes e clientes são fornecidos e disponibilizados através dos contratos de prestações de serviços elaborados pela IDEAL OCP. Dentre os mencionados em contrato, como segue:

  • Somente certificar produtos em conformidade, sempre atendendo os requisitos estabelecidos nas normas e regras específicas, incluindo mudanças apropriadas quando comunicadas pela IDEAL OCP.
  • Diante de suspensão, cancelamento ou término da certificação, o cliente se compromete a interromper a utilização de todo material publicitário que contenha qualquer referência à mesma, bem como a tomar todas as ações exigidas pelo esquema de certificação ou qualquer outra medida que se fizer necessária.
  • Somente colocar no mercado os produtos com modificação no processo de fabricação após o parecer favorável da IDEAL OCP.
  • O cliente concorda que os produtos para os quais o contrato é concedido serão produzidos seguindo as mesmas especificações da amostra que a IDEAL OCP coletou e encaminhou ao laboratório para a realização de ensaios em atendimento as normas e regras específicas.
  • O Cliente concorda em utilizar a Identificação da Conformidade nos produtos tão somente após avaliação e aprovação da IDEAL OCP.
  • Etc.
Caso o cliente queira realizar uma reclamação/apelação á IDEAL OCP

Qualquer interessado tem o direito de encaminhar sua reclamação/apelação quando não concordar com o processo de certificação realizado pela IDEAL OCP. Tais reclamações serão efetivamente tratadas e suas decisões são tomadas com confidencialidade, imparcialidade e ausência de conflito de interesse.

O cliente poderá enviar suas reclamações/apelações através dos nossos canais de comunicações

  • E-mail: comercial@idealocp.com.br
  • Telefone: (11) 2737-8913 / (11) 94960-0593
  • Endereço: Avenida São Miguel, 4920, Jd. Cotinha, São Paulo/SP, 03870-100
  • Site: Área “Contato”, Selecione Depto de Reclamação/Apelação.

Toda reclamação recebida é gerada uma ocorrência sendo qualidade e posterior tratada.

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